segunda-feira, 22 de julho de 2013

GRAFIA MATEMÁTICA BRAILLE E O USO DO CUBARITMO


As próximas publicações versarão a Grafia Matemática Braille. Trata-se de um código Braille que permite escrever os símbolos matemáticos.

Como no Sistema Braille a escrita, em altura, não pode ultrapassar a dimensão de uma linha, dado que a célula Braille apenas dispõe de Três pontos em cada fila vertical, houve necessidade de criar convenções que permitissem, por exemplo, representar expoentes e índices.

Não falaremos desses aspectos por agora, porque pretendo abordar a utilização de uma ferramenta muito simples para realizar as quatro operações básicas. Chama-se CUBARITMO.

Para início de exposição, diga-se que os números em braille são representados pelas letras de A a J, sendo o A o algarismo 1 e o J o zero. Para se distinguirem os números das letras, antepõe-se o sinal indicativo de número, constituído pelos pontos 3456, que a tinta se representa pelo símbolo cardinal (#).

O cubaritmo não carece do uso do sinal de número para realizarmos as operações aritméticas simples.

Trata-se de uma placa plástica rectangular com buracos para encaixar cubos, os quais, nas suas faces, têm representados todos os algarismos, a vírgula e o cifrão. Possui vinte orifícios em cada linha e quinze colunas, portanto dispondo de trezentos locais para introduzir os cubos.

É uma ferramenta com largo alcance pedagógico, ecológica e muito simples de utilizar. O seu uso lembra o das antigas lousas de ardósia que se utilizavam na instrução primária, embora o cubaritmo apenas permita realizar cálculos.

Cada cubo permite, como escrevi, utilizando as suas faces em diversas posições, representar todos os algarismos, a vírgula e o cifrão, símbolo monetário representativo do escudo que nos nossos tempos poderá passar-se a chamar símbolo do euro.

As operações de somar, de subtrair e de multiplicar devem realizar-se no canto superior direito do cubaritmo e a divisão à esquerda. A disposição é semelhante à utilizada na escrita a tinta. Querendo realizar uma conta com três parcelas, o utilizador deverá colocar os algarismos correspondentes à primeira na linha superior do canto direito, a seguinte na linha que fica imediatamente abaixo e o mesmo com a terceira, respeitando as casas decimais. O resultado será colocado na linha abaixo de todas as parcelas, o mesmo sucedendo com as subtracções e multiplicações.

Quanto à divisão, o dividendo deve ser colocado no canto superior esquerdo, deixando-se um espaço vazio para representar o divisor. O quociente colocar-se debaixo do divisor e o resto sob o dividendo.





É um recurso que os docentes e os alunos podem utilizar com facilidade. Não é caro, sendo o problema maior ao nível da aquisição encontrar onde se venda. Não tem qualquer gasto associado ao seu uso. Pedagogicamente serve para desenvolver a memória e os mecanismos do cálculo.

2 comentários:

  1. Olá Jorge, excelente blogue, muito útil. Peço desculpa, mas pergunto, como poderei comprar um cubaritmo?

    ResponderEliminar